MUNDO VIRTUAL TRAZ LUCRO - Oportunidade: A rede mundial de computadores tornou-se uma importante ferramenta de negócios, otimizando empresas
De Carine Aprile Iervese
A designer gráfica Sandra Birman desenvolvia logomarcas no método tradicional: recebia seus clientes no escrtitório, conversava,
trocava idéias e conversava mais um pouquinho até chegar ao resultado que o cliente desejasse. Depois de 15 anos nessa rotina,
Sandra cansou de tanto conversar e resolveu mudar o estilo do seu negócio, que passou a ser virtual, o que triplicou a média de
faturamento da empresa.
A troca de informações acontece toda pela internet, de modo ágil e eficaz. "O cliente entra no site do iMarca - cuja sede funciona no
Rio de Janeiro -, faz o pedido preenchendo um formulário, paga adiantado e a gente faz três logomarcas diferentes para aquela pessoa
ou empresa, no prazo de sete dias úteis. Temos 90% de aprovação, mas se o cliente não gostar, só paramos de criar depois que ele
estiver satisfeito", conta a empresária, que já acumula oito anos nessa nova modalidade de negócio e 800 logomarcas criadas.
Hoje, a média é de cinco pedidos por dia e o preço é único para qualquer solicitação: R$ R$ 499,00. Antes, a média era de uma logomarca
feita a cada dois meses. "O grande diferencial dos negócios pela internet é o preço. Mas apesar de oferecer um valor bem acessível,
não descuidamos na qualidade do design, até porque essa é a nossa formação", explica ela, que conta com a colaboração de outros
12 designers, que não estão dando mais conta da demanda. Eles atendem a pedidos, inclusive, de outros países, como Portugal, Angola,
Estados Unidos, Inglaterra e Japão.
Sandra utilizou no início de negócio, os serviços de assessoria de imprensa para divulgar sua marca. "Nada melhor do que uma
assessoria para arrumar as coisas. Mas só precisei no primeiro ano. Depois o nosso negócio ficou tão conhecido, que passamos a figurar
com um dos primeiros colocados nas buscas do google, devido ao grande número de acessos do nosso site", afirma.
Jornal A Tarde - Caderno Empregos & Negócios - 29/06/2008
Volta para o topo
DESPERTANDO PARA A CRIATIVIDADE – Cursos engatinham no ensino da inovação
De Léa Cristina e Flávia Rodrigues
Parece simples, tecnologicamente falando. E é. Corria o ano de 1995, e a Ingresso.com chegava ao
mercado pelas mãos de quatro ex-estudantes da PUCRio, informatizando bilheterias de cinema. A
pequena empresa foi logo contratada pelos grandes grupos do setor, como UCI e Cinemark. E não
demorou muito para se tornar a pioneira na venda de ingressos pela internet, com a impressão do
canhoto em casa. A novidade estava em interligar dois sistemas — o de vendas online com o das
redes de bilheteria.
Ou seja, não era uma tecnologia revolucionária. Revolucionária era a forma com a empresa, hoje
do grupo Americanas, usou a tecnologia e a rede de parceiros que detinha e criou uma solução
específica para aquele negócio.
PUC prepara MBA específico sobre inovação para 2009: Ou para aquele modelo de negócios, no
jargão do mercado, que é tudo o que as empresas querem hoje. A globalização criou um nível de
competitividade tal que, afirmam consultores, sai na frente quem conseguir inovar, e inovar de
forma contínua (porque o concorrente pode copiar fácil e rapidamente) e/ou sustentada (como
no caso da Ingresso.com, que tinha parceria firmada).
— Para sobreviver no Brasil hoje, você tem que fazer um esforço grande de inovação — diz César
Gonçalves, professor de administração da inovação do Instituto Coppead, da UFRJ.
Foi de uns quatro anos para cá que as empresas tradicionais começaram a pensar no assunto.
A perceber que era preciso preparar seus funcionários para a sociedade do conhecimento. De dois
anos para cá, então, os cursos de pós-graduação despertaram para a necessidade de incluir o tema
inovação em suas grades curriculares.
Uma das grandes apostas neste sentido será feita pela Escola de Negócios da PUC-Rio
(IAG) que desenvolverá, no ano que vem, um MBA exclusivo sobre inovação. A idéia é abrir a
primeira turma no primeiro semestre de 2009.
Mas a instituição pioneira é a Coppe/UFRJ, que, desde 2000, dedica, à inovação, duas
disciplinas (20% da carga horária) de seu "MBKM Gestão do Conhecimento e Inteligência
Empresarial". Recentemente, foi a vez de os principais cursos de gestão de Ibmec/RJ, Fundação
Getúlio Vargas (FGV), Gama Filho e Coppead incorporarem o tema às suas grades.
A designer Sandra Birman, da iMarca, conta que ainda era aluna do "MBA em Marketing" da
Fundação Getúlio Vargas (FGV), quando resolveu transferir todas as operações da empresa para
a internet. Hoje, do pedido de confecção de um logotipo à entrega das opções ao cliente, tudo
é feito eletronicamente:
— Antes, eu recebia uma encomenda por mês. Agora, são até duas por dia. Apliquei as teorias
de marketing num ambiente totalmente novo, e deu certo.
— A questão é incontornável: a inovação hoje é aspecto-chave para a competitividade da
empresa. Antes, você precisava saber o que seu concorrente estava fazendo. Agora, tem que ser
capaz de transformar essa informação em produto novo — frisa o coordenador do Centro de
Referência em Inteligência Empresarial (Crie), da Coppe/ UFRJ, Marcos Cavalcanti.
Mas as universidades, então, tem investido de forma tímida em programas de inovação?
— Sim, a universidade devia ser um fator propulsor, mas tem vindo a reboque do mercado.
Devíamos experimentar mais — admite Cavalcanti, acrescentando que o problema é econômico:
para se sustentarem, os cursos são feitos ao gosto do freguês.
Jornal O Globo - Caderno Boa Chance - 25/11/2007
Volta para o topo
LOGOS
Há cinco anos, Sandra Birman teve a idéia de criar uma empresa virtual que desenvolve logomarca
e logotipo por um preço mais baixo que as companhias tradicionais e mais rapidamente. Hoje, o
iMarca funciona de vento em popa, atendendo clientes com os perfis mais variados. "Eu trabalho
com design há mais de 15 anos e percebi que havia uma lacuna, que as empresas queriam pagar
menos pela criação e ter as logomarcas em menos tempo, sem ter que abrir mão da criatividade.
No iMarca, se o cliente não tem o nome da companhia que vai abrir, a gente oferece uma lista com
dez opções, como um bônus do serviço", afirma Sandra, que conta com uma equipe eficiente. Sandra
ressalta que seu projeto, no início, foi alvo de críticas dos outros profissionais da área.
"Eles se sentiam insultados com os preços acessíveis do iMarca. Depois, todos foram aceitando o
trabalho pioneiro, devido a qualidade e ao bom atendimento online", diz. A designer fez o MBA em
Marketing da FGV no Rio e agora vai trabalhar como professora local do Executivo Jr, pós
graduação voltada para recém- formados que utiliza tecnologia via satélite. Segundo Sandra, o
MBA foi fundamental para o sucesso do seu negócio. "A empresa já existia, mas foi com o MBA que
as coisas comecaram a acontecer. Aprendi os fundamentos necessários para fazer meu trabalho muito
melhor", destaca.
IDE Notícias – FGV - IDE - 24/03/2006
Volta para o topo
MARKETING
A empresária Sandra Birman se matriculou no MBA em marketing da Fundação Getúlio Vargas
(FGV-RIO) para aprimorar seus conhecimentos, e foram os professores e alunos que ficaram
impressionados com a idéia da designer de criar logomarca e logotipo para a internet a baixos
custos. Agora o www.imarca.com.br está sendo estudados como um case de sucesso pela fundação.
Com um investimento inicial, em pouco mais de um ano, o retorno já é quatro vezes maior.
Jornal do Comércio - 11/09/2002
Volta para o topo
SITE OFERECE LOGOMARCAS ONLINE A BAIXOS CUSTOS
Para quem acha que imagem é tudo, uma boa nova. O site www.imarca.com oferece
serviços de criação de logomarcas, e a aplicação das logos em cartões comerciais, envelopes e papéis timbrados. Tudo a baixos custos,
prazos rápidos e em pequenas quantidades, atingindo em cheio aquelas empresas que precisam de uma logomarca realmente marcante. Criado e
dirigido há um ano pela designer Sandra Birman, graduada em Programação Visual pela PUC-Rio, o site está democratizando os produtos de
Design que antes eram restrito a poucos. "Prestar serviços de qualidade, com segurança e eficiência via internet é o grande desafio da Web
hoje. O iMarca está provando que a internet é um meio viável de fazer negócios com pouco investimento e grande retorno". Sandra atende
hoje empresas das mais diversas áreas e portes, em todo o país. Desde a sua criação, o site já produziu mais de 400 logos. "É preciso ter
muita dedicação e paciência no início, mas confio no potencial do iMarca em atingir o público com qualidade", conclui Sandra.
O Estado do Paraná - 05/09/2002
Volta para o topo
IMARCA TEM SERVIÇO ONLINE DE CRIAÇÃO DE LOGOMARCAS
O site iMarca oferece serviços de criação de logomarca e logotipo e aplicação das logos em
cartões comerciais, envelopes e papéis timbrados. Se o cliente não gostar pode solicitar a
criação de outra logomarca, ou mesmo alguma modificação nas que lhe foram enviadas. Para os
clientes que não possuem ainda o nome para a logomarca, o iMarca cria e envia dez nomes, sem
ônus adicional.
O Estadão e O Estado de São Paulo - 19/08/2002
Volta para o topo
WWW.iMARCA.COM.BR
O site www.imarca.com.br oferece serviços de criação de logomarca online. O cliente faz o pedido
e recebe em 7 dias por e-mail. O serviço agrada, princiapalmente pelo preço e qualidade. A dona
da empresa, Sandra Birman, diz que está democratizando os produtos de design.
Diário de Natal - 05/08/2002
Volta para o topo
LOGOMARCA NA REDE
O site www.imarca.com.br oferece serviços de criação de logomarca e a aplicação da logo em
cartões comerciais, envelopes e papéis timbrados, sem que o empresário precise sair de sua sala.
Baseada nas informações preenchidas em um formulário, o site cria e envia a logo por e-mail para
o cliente. A pós a criação do pagamento referente ao pedido, o cliente recebe a logomarca pronta
para ser utilizada. Se optar por receber a logomarca aplicada em papelaria, o iMarca envia o kit
escolhido via Sedex. O custo da papelaria depende do local da entrega e há pacotes promocionais.
Se o cliente não gostar da logomarca, ele pode solicitar a criação de outra ou mesmo alguma
modificação nas que lhe foram enviadas.
Jornal EXTRA - 04/08/2002
Volta para o topo
POLÊMICA NA CRIAÇÃO DE LOGOMARCAS
O que era para ser um site que comercializa logomarcas eletronicamente está se transformando em
grande polêmica entre os designers. O site iMarca está sendo acusado de provocar a
desvalorização do trabalho de porfissionais de design. Os opositores do iMArca argumentam que
a criação de uma logomarca não é possivel de ser ealizada à distância, sem o criador ter
conhecimento da personalidade da empresa, que é adquirido através do contato físico. A
empresa se defende enfocando dois pontos básicos: o preço e o tempo de criação. Segundo o
iMarca, um trabalho similar que o site faz não sai por menos de R$ 1.500, podendo chegar a
cada das dezenas. Além disso, a companhia diz que entrega o serviço em sete dias, contra os
vários meses dos designers convencionais, de acordo com a ponto.com. Para a diretora do iMarca,
Sandra Birman, a redução do custos e do tempo se tornou possivel com a eliminação de reuniões e
a utilização de e-mails para eventuais aparos no processo criativo das logomarcas.
Globo.com - 04/08/2002
Volta para o topo
HORA DE APAGAR A VELINHA
Há pouco mais de um ano a empresária e designer carioca Sandra Birman decidiu que era hora de
montar o seu próprio negócio. Partiu para a criação do site iMarca, especializado em cirar
logomarca e aplicar logotipo em cartões, envelopes e paíes timbrados. Sandra conta que a empresa
foi lançada na mesma época em que o Caderno de Negócios de Sucesso, julho de 2001, e diz que se
inspirou em exemplos bem sucedidos, retratados em reportagens, para definir estratégias de
marketing e de vendas. "Uma das coisas que aprendi foi a importância da fidelização do cliente,
para que a empresa tenha uma vida financeira saudável", comenta. Sandra diz que o diferencial do
site www.imarca.com.br é que oferece serviços de qualidade por preço baixo, cumprindo prazos
rápidos, sem a necessidade de o cliente encomendar grandes quantidades. Nosso objetivo é
oferecer um produto com alto padrão de qualidade, sem complicações e a custos compatíveis com
as necessidades dos clientes. Nem todo mundo quer reorganizar o padrão visual de toda a sua
empresa. Há quem precise de uma logomarca ou logotipo para um clínica médica, ou para a fachada
de um restaurante". A designer explica que a criação da logomarca ou logotipo é feita com base
nas informações preenchidas no formulário existente no site e que o envio do material,
por e-mail, é feito em até sete dias úteis, após a confirmação do pagamento. Segundo Sandra,
o site atende a empresas das mais diversas áreas e portes, em todo o País, e, desde a sua
criação, já produziu centenas de logotipos. "São clientes, como seu Manoel da padaria e até
multinacionais", comenta a designer.
O Dia - Negócios de Sucesso – A Revista Semanal do Empreendedor - 30/07/2002
Volta para o topo
IMARCA CRIA SITE DE PRODUÇÃO DE LOGOMARCAS
O site www.imarca.com.br oferece serviços de ciração de logomarca, e aplicação das logos em
cartõe comerciais. Tudo a baixo custo, prazos rápidos, atingindo em cheio aquelas empresas que
precisam de uma logomarca. Criado e dirigido há um ano pela designer e empresária Sandra Birman,
o iMarca não se limita entretanto a nenhum público-alvo. "O nosso principal objetivo é oferecer
um produto com alto padrão de qualidade, sem complicações, e a custos compatíveis com as
necessidades dos clientes. Nem todo mundo que reorganizar o padrão visual de toda a sua empresa.
Há pessoas que apenas precisam de uma logomarca para seu pequeno negócio. Nossa proposta é
atender todo tipo de público. Basta preencher o formulário de pedidos, que o logotipo começa
a ser criado".
Monitor Mercantil - 09/07/2002
Volta para o topo
SITE INOVA E COMERCIALIZA LOGOMARCAS ELETRÔNICAS
Com menos de 2 meses no ar, o iMarca (www.imarca.com.br), está revolucionando o mundo do design.
Disposto a atingir um público de pequenas e médias empresas, o site comercializa logomarca
eletronicamente, entregando em até sete dias úteis após a encomenda. Normalmente, as empresas
especializadas na criação de logomarcas cobram caro e demoram meses para sua finalização. A
idéia do iMarca foi bem aceita e chega a receber masi de 20 pedidos por dia. O empreendimento
causa indignação junro a publicitários e designers, pois consideram a proposta uma
desvalorização de seu trabalho. Eles ressaltam que é impossivel criar uma logomarca à distância,
sem o criador ter conhecimento da personalidade da empresa, feito através do contato físico.
O tema está gerando tanta polêmica que listas de discussão foram criadas na internet para
debater a questão. Sandra Birman, diretora do iMarca, adianta que é perfeitamente possível a
realização de um trabalho de excelente nível à distância, basta que as perguntas certas sejam
formuladas. A equipe do iMarca inicia o processo de criação baseada nas informações preenchidas
em um formulário, após uma intensa pesquisa. Caso os dados sejam considerados insuficientes,
são trocados alguns e-mails com o cliente, que também tem direito a outras versões do trabalho,
se não ficar satisfeito com as primeiras logomarcas enviadas. Sandra reintera que esse processo
de criação elimina as reuniões intermináveis e repetitivas, diminuindo os custos e o tempo de
trabalho.
Tribuna da Imprensa - 11/06/2001
Volta para o topo
LOGOMARCA VIRTUAL PROVOCA POLÊMICA
Encomendar uma logomarca pela internet já é possível. Com a proposta de oferecer serviços de
qualidade e baixo custo, o iMarca (www.imarca.com.br) pretende movimentar o mercado de
programação visual. Criado há cerca de dois meses por Sandra Birman, o site entrega logomarca e
logotipo em até sete dias úteis. "A partir da minha experiência como programadora visual, tive
a idéia de criar um serviço que pudesse reduzir o desgaste de profissionais e clientes na
criação de logomarca, processo geralmente caro e cansativo. Com o iMarca, empresas e
profissionais liberais têm a oportunidade de escolher um serviço de boa qualidade a um preço
acessível", explica Sandra. Sandra e sua equipe criaram um formulário que inclui aspectos
objetivos, com história e perfil da empresa que deseja criar a logomarca, além das preferências
de cores. A partir daí, é desenvolvida a idéia, enviada ao cliente por e-mail. O pagamento pode
ser feito com cartão de crédito e boleto bancário. Direito de Reclamação – Os clientes
insatisfeitos com a primeira versão da logomarca tem direito de pedir nova opção. A nova versão
é enviada em até sete dias úteis. "Como nosso preço é bastante atraente, algumas empresas
chegam a solicitar atá cinco logomarcas de uma vez só a fim de ter maiores opções, conta Sandra,
que atende pedidos de todo o país. Apesar dos resultados, que tem conquistado, o iMarca é
alvo de críticas por parte dos profissionais da área, que consideram o serviço uma forma de
desvalorização do trabalho de criação de logomarca. O site já foi inclusive, tema de listas de
discussões entre programadores visuais. Lacuna do Mercado – Sandra rebate as acusações alegando
que o site oferece apenas mais uma opção para quem precisa contratar serviços de programação
visual. "Normalmente, um trabalho como esse pode custar entre R$ 1,5 mil e R$ 30 mil, e levar
meses para ser concluído. No entanto, nem todos os clientes estão dispostos a arcar com esse
custos e esperar tanto tempo. Estamos assim, preenchendo uma lacuna do mercado", defende-se a
diretora do site, que tem entre seus clientes pequenas e médias empresas e profissionais
liberais.
A equipe de profissionais que desenvolve as logomarcas espera receber, em média 20 solicitações
por dia.
Jornal do Comércio - 09/06/2001
Volta para o topo
SITE DESENVOLVE LOGOMARCAS ON-LINE
O site iMarca (www.imarca.com.br), criado há dois meses para o desnvolvimento de logomarcas e
logotipos para pequenas e médias empresas e profissionais liberais, espera fechar o ano com
milhares de pedidos, oferecendo como diferencial a criação de produtos em uma semana, a preços
considerados populares para o mercado. A empresa investiu em tecnologia que permite agilizar o
processo de criação à distância.
Gazeta Mercantil - 06/09/2001
Volta para o topo
CRIAÇÃO DE MARCAS PELA INTERNET VIRA POLÊMICA ENTRE PUBLICITÁRIOS
A criação de logomarca pela internet gerando polêmica entre webdesigners e publicitários. O
alvo é o iMarca, que cobra pouco para criar uma marca, em um prazo de sete dias úteis, com envio
da imagem por e-mail. O negócio B2B é voltado principalmente para pequenas empresas, sem
condições de investimentos elevados. Alguns profissionais criticam os preços cobrados, que
reduzem o seu mercado de trabalho. Essa discussão pode ser acompanhada em listas eletrônicas
que discutem o site iMarca.
Folha Online - 18/07/2001
Volta para o topo
IMARCA
O iMarca (www.imarca.com.br) já nasceu gerando polêmicas ao produzir logomarcas, cobrando menos
de 10% do valor do mercado. A idéia foi bem aceita pelo mercado e vem atraindo centenas de
empresas. Tão bem sucedida que recebe mais de 10 pedidos por dia, vindos de todos os ramos
de negócios.
Jornal do Tocantins - 27/06/2001
Volta para o topo
PECHINCHA
Você quer uma marca? Vá ao www.imarca.com.br. Por um custo barato você sai com a sua logomarca
sem ter que conversar com o designer. Tudo por e-mail.
Pernambuco.com - 13/06/2001
Volta para o topo
CRIAÇÃO DE LOGOMARCAS
A criação de logomarcas pela internet está gerando polêmica entre webdesigners e publicitários.
O alvo é o iMarca, site que cobra barato para criar uam marca, em um prazo de sete dias úteis,
com envio da imagem por e-mail. O negócio B2B é voltado principalmente para pequenas empresas,
sem condições da investimentos elevados na contratação de empresas especializadas para a criação
de marcas. Alguns profissionais criticam os preço cobrados, que acabam reduzindo seu campo de
trabalho.
Correio Braziliense - 24/05/2001
Volta para o topo
WWW.IMARCA.COM.BR
O iMarca é um serviço on-line recém-lançado para a criação de logomarca para pessoas físicas e
jurídicas. É só preencher um formulário descrevendo detalhes da empresa ou de si própiro e
pagar o preço promocional de lançamento. O resultado final chega em até sete dias úteis, via
correio eletrônico. O link "Portfolio", traz uma amostra do trabalho.
Jornal Valor - 15/03/2001
Volta para o topo