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LOGOTIPO
Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é
representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica.
É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único,
tornando-se a principal representação gráfica da mesma.
Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por
isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como
toda assinatura, a logotipo precisa seguir um padrão visual que o torna
reconhecido onde quer que ela seja estampada.
Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem
e da personalidade da empresa.
LOGOMARCA
Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar
logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que
ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação
de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário
Aurélio. No entanto, o termo é considerado inadequado por alguns designers por,
segundo eles, não possuir a necessária precisão.
MARCA
É a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que
permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença,
uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou
um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
O termo é frequentemento usado hoje em dia como referência a uma determinada
empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto,
serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir,
na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do
designer gráfico, onde a marca pode ser representada gráficamente por uma
composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.
No entanto, o conceito de marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica.
Uma empresa através de seu nome fantasia e da sua representação gráfica -
comunica a "promessa" de um produto, seu diferencial frente aos concorrentes
que o faz especial e único. Busca-se associar às marcas uma personalidade ou uma
imagem mental. Assim, pretende marcar a imagem na mente do consumidor, isto é,
associar a imagem à qualidade do produto. Em função disto, uma marca pode formar
um importante elemento temático para a publicidade. Possui vários níveis de
significado, entre eles cultura, atributos ou benefício. É fundamental entender
que a marca é mais intangível do que tangível, pois o consumidor de determinada
classificação demográfica tem sensações, experiências e percepções diferentes
sobre a mesma marca em relação a outro consumidor classificado demograficamente
da mesma forma.
SÍMBOLO
O termo símbolo, com origem no grego súmbolon, designa um elemento representativo
que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode
ser um objecto como um conceito ou ideia, determinada quantidade ou qualidade. O
"símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se
difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora
existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são
compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto
(religioso, cultural, etc.).
A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um
processo natural ou pode ser convencionada de modo a que o receptor (uma pessoa
ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado
implícito e atribuir-lhe determinada conotação. Pode também estar mais ou menos relacionada fisicamente com o objecto ou ideia que representa, podendo não só ter uma representação gráfica ou tridimensional como também sonora ou mesmo gestual.
A semiótica é a disciplina que se ocupa do estudo dos símbolos, do seu processo
e sistema em geral. Outras disciplinas especificam metodologias de estudo
consoante a área, como a semântica, que se ocupa do simbolismo na linguagem, ou
seja, das palavras, ou a psicanálise, que, entre outros, se debruça sobre a
interpretação do simbolismo nos sonhos.
Na Semiótica todo sígno que a convencionalidade predomina possui uma relação
símbolo. Exemplo disso é a paz mundial e a pomba da paz, a convenção fez da
imagem semelhante a uma pomba branca, um símbolo de paz.
LOGO
O Logos, no grego, significava inicialmente a palavra
escrita ou falada - o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito
passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico
traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou
como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.